A escola deve ser um ambiente prazeroso para aluno, exemplo,
no texto “O jogo no cotidiano escolar”, a escola deve proporcionar ao aluno
momentos diversificados, para que possam aprender de diversas formas. Organizar
ambientes pode ser uma boa chance de isso acontecer, no qual as crianças possam
movimentar-se ao seu tempo e interesse. Quanto mais rico for esse lugar, maior
será a imaginação deles.
Tenho muitas lembranças da minha época como estudante, na
minha escola os ambientes não eram muito atrativos, nosso pátio havia apenas
uma quadra, e não tinha lugares como brinquedoteca ou com piscina de bolinha ou
cama elástica. Os professores tinham que usar sua criatividade para criar jogos
que pudessem ser jogados em sala de aula e que despertasse o gosto de aprender.
Hoje como professora trabalho numa escola de educação
infantil, onde os ambientes foram criados especialmente para a interação e
descobertas das crianças, onde podem criar e brincar. Temos três pracinhas de
grama sintética e uma com areia. Um playgrand, onde os alunos podem assistir a
filmes e desenhos, brincar na cama elástica, piscina de bolinhas, casinha com
pontes e escorregadores. E também há brinquedos e livros. Nas salas a muitos
objetos que estimulam a interação e desenvolvimento das crianças.
Na escola o lúdico é essencial para o desenvolvimento, mas
assim como o outro texto “O brincar na programação infantil”. A escola também
cobra atividade “trabalhinhos”. Então a
minha sala de aula é tipo D: Brincar e trabalhar estão integrados ao
desenvolvimento social, emocional, moral e intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário