domingo, 24 de julho de 2016

Brincar é importante? Por quê?


O desafio da educação infantil hoje é mostrar o quanto é importante para o desenvolvimento de crianças o “brincar”, com ele os alunos aprendem a socializar e crescem juntas no conhecimento. Com o passar do tempo, a educação infantil passou por muitas mudanças, antigamente a escola era apenas a responsável por cuidar dos alunos, para que suas mães pudessem trabalhar.  Hoje com todos os teóricos e estudos, a sua concepção de educação mudou. As crianças são estimuladas a interagir com o outro, a desenvolver habilidades, como correr, pular, dançar, cantar, pintar, recortar, desenhar, entre outras muitas coisas.
Entretanto a educação infantil é vista como um lugar só para “Brincar”, onde as crianças passam o dia brincando. Pois então, é assim que muitos pais veem a escolinha de seu filho. Nesse sentindo questionam a escola por haver brincadeiras lúdicas e por fazer do aprendizado das crianças um momento prazeroso.
Responder essas perguntas nem sempre é fácil, mas estamos muito bem apoiados com os escritores que defendem que o lúdico, o brincar são importantes. Piaget caracterizou cada infância da criança, e com isso sabemos que em cada fase ela pode desenvolver uma habilidade importante. Aos 2 anos ela está aprendendo a puxar e jogar coisas, está testando suas forças. Estimular brincadeiras nessa fase é importante, até mesmo envolvendo o tema do projeto, por exemplo, festa junina, nosso último projeto –brincadeiras - arremesso de chapéu, de argolas, pular fogueira. São brincadeiras que além de desenvolveram habilidades, a criança sente prazer por ter acertado.
         A educação infantil é uma preparação para o ensino fundamental, mas ela não deve atropelar essa fase. Emilia Ferreiro com sua teoria nos mostra que não podemos errar duas vezes, pois a educação infantil é um lugar de descobertas, de conhecer o mundo, e nada melhor de aprender de forma lúdica. Uma de suas frases que me são muito marcantes e que deveria ser realizada por muitos professores - permitir a criança o acesso à língua escrita, aos livros, onde possa ouvir histórias e suas diferentes leituras -. O lúdico ele não é apenas jogos, peças de montar. Mas através disso fazer questionamentos, dar oportunidade de criação. A leitura é o momento onde a criança viaja para outros mundos, o mundo do faz de conta.
     Brougere em suas pesquisas mostrou-nos que o brincar está associado desde a brincadeira de montar, a brincadeira de médico, ao jogo de xadrez ou até mesmo o passeio ao parque onde pudesse divertir jogando uma bola.  O brincar pode estar relacionado a qualquer brincadeira, mas a mesmo está te ensinando de alguma forma algo diferente, pois a criança pode estar brincando por brincar, mas ela estará sempre aprendendo com isso.
   A psicanálise o brincar é uma forma de se expressar diante do mundo, ao observar uma criança brincando, você percebe nitidamente o que ela aprendeu, pois em sua brincadeira, ela imita o adulto. O Freud mostra que o brincar ajuda as crianças a entenderem e superarem traumas, causados na sua vida, como por exemplo, a perda de seus pais.
     “Quando uma criança brinca, joga e finge; está criando um outro mundo. Mais rico e mais belo e muito mais repleto de possibilidades e invenções do que o mundo onde, de fato vive.” Marilene Chaui. 
O brincar está ligado a todo o conhecimento que a criança vai aprender ao longo da vida. Pois tudo o que ela aprende, esta aprendendo brincando e sendo estimulado através do brincar. Assim como a citação de Marilene Chaui a criança está criando possibilidades e aprendendo a coloca-las em pratica.
Dúvidas sempre existiram, mas uma coisa é certa, ao brincar, as crianças começam a desenvolver habilidade, como concentração, imaginação, auto expressão, além de adquirir conhecimento. Devemos sempre estimular o brincar, livre ou dirigido.


Referência:
Material lido no curso, durantes esses semestres.
·         Jogo e educação;
·         O jogo no cotidiano da escola;
·         O brincar na programação da educação infantil
·         Emilia e Ana Teberosky – psicogênese da língua escrita


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