Desejos de saber?
A criança quando inicia a sua fala, começa a realizar muitas
perguntas, isso pelo fato de estar conhecendo o mundo em que ela vive, então
tem desejos de conhecê-lo, de saber, de saber por que está aqui, o que veio
fazer, se alguém tem expectativas com ela. Mas essa vontade de aprender é espontânea,
é de aprender sobre a vida, não ainda aprender sobre as coisas da escola, mas
sim de se conhecer. E nessa fase que ela
percebe que as pessoas têm opiniões diferentes sobre determinado assunto, pois
ela pode realizar a mesma pergunta para varias pessoas, e também todas as
respostas que ela irá ouvir poderão ser diferentes. Observando assim que cada
um tem a sua opinião.
Transferência e contratransferência
Transferência e contratransferência
O que é aprender? Será que aprender necessita de um
professor? Será que a criança só aprende se tiver um mediador professor?
Segundo Freud, a criança precisa de um mediador, alguém que
irá orienta-lo para aprender, mas esse alguém não necessita ser o professor,
pode ser a mãe, pai, irmão, ou até os meios de comunicação, a televisão, por
exemplo, ensina muitas coisas, e não é professor, pois a criança aprende aquilo
que ela ouve e vê, e não necessita necessariamente ser o professor para ensinar,
basta ela querer aprender.
Mas quando vai a escola, desde o seu primeiro encontro com o
professor deposita muitas expectativas, e tudo o que o professor fala é lei,
percebemos isso mando os pais vêm a nossa porta contando que o filho chegou a
casa - após um trabalho sobre a importância de cuidar da água- que ele está
agora fiscalizando o pessoal da casa para que não desperdice, pois foi isso que
ele aprendeu. Entre o aluno e o professor a muitas trocas de conhecimento e de
afeto, que chega até muitas vezes a ocorrer de o aluno chamar o professor de
mãe, pai ou até avó, essa transferência ocorre muito.
No vídeo percebesse o que as crianças gostam na escola, e é
o que vemos diariamente na sala, que é de ir para brincar, fazer amigos, e
principalmente para a aula de educação física, elas gostam de realizar
atividades diferentes, que estejam foram da sua atividade do cotidiano. Pois
para ela estudar ainda não é importante, mas sim aprender a se socializar com o
outro, aprender a brincar, pois e na escola que a eles são proporcionados a
conviver muitas crianças da sua idade, que em casa isso não tem como ocorrer.
A minha turma do jardim I, quando chegam à escolinha às 7
horas da manha, vêm muito empolgados, nunca os percebo com sono, quando chegam
já querem ir brincar e contar o que fizeram no final de semana ou no dia
anterior. São bem comunicativos, gostam de realizar as atividades propostas,
mas sempre pedem um pouco para brincar e passam a manha inteira esperando o horário
da pracinha. Muitos durante a rodinha, quando estão relatando algum fato acabam
me chamando de mãe, ou também a outra professora que fica conosco. Há também
uma aluna que é muita carinhosa e que vive colada a mim, abraçando e ela muitas
vezes sem querem me chama de mãe, então percebesse essa transferência na sala
de aula.
Olá Bianca,
ResponderExcluirMuito boa a tua reflexão, fiquei curiosa com relação ao vídeo mencionado. Qual o nome? Sobre o que é?
Att,
Rocheli