domingo, 1 de novembro de 2015

Texto: Ver, criar e compreender - Síntese


         A criança passa por níveis de desenho, rabiscos, formas, profundidade, tamanho, e por fases de copiar e criar, e de autoavaliação, mostrando quando erram e justificando esse erro.
Escrita fases:
Pré-silábica
        Utiliza grafismos primitivos, escritas unigráficas, e não controla a quantidade de caracteres.  Depois começa a diferenciar a escrita pela quantidade de letras, hipótese da quantidade mínima de 3 letras, a escrita da palavra. E variar a posição das letras, mas sem valor sonoro convencional.
 Nível- silábico
      A criança estabelece uma relação entre a escrita e a pronuncia da palavra.  Colocando uma letra para representar cada silaba da palavra, abandonando aqui à quantidade mínima de letras.
Nível silábico-alfabético
      Nessa fase a criança percebe que as pessoas não compreendem o que ela escreveu, então acrescenta outras letras às sílabas, ora sim e ora não.
Nível Alfabético
    A criança já relaciona o som ao grafema, a letra. Mas ainda não se preocupa com a ortografia correta.

A construção do desenho é muito importante para o desenvolvimento da escrita, conforme o aluno vai se aprimorando em seu desenho, maior facilidade para desenvolver a escrita convencional. Por esse motivo é de extrema importância trabalhar o desenho com os alunos, pois através da arte, os alunos também aprendem. Pois o desenho é o seu primeiro registro de escrita.


Um comentário: