A criança passa por níveis de desenho, rabiscos, formas, profundidade,
tamanho, e por fases de copiar e criar, e de autoavaliação, mostrando quando
erram e justificando esse erro.
Escrita fases:
Pré-silábica
Utiliza grafismos primitivos, escritas unigráficas, e não
controla a quantidade de caracteres. Depois
começa a diferenciar a escrita pela quantidade de letras, hipótese da
quantidade mínima de 3 letras, a escrita da palavra. E variar a posição das
letras, mas sem valor sonoro convencional.
Nível- silábico
A criança estabelece uma relação entre a escrita e a
pronuncia da palavra. Colocando uma
letra para representar cada silaba da palavra, abandonando aqui à quantidade mínima
de letras.
Nível silábico-alfabético
Nessa fase a criança percebe que as pessoas não compreendem
o que ela escreveu, então acrescenta outras letras às sílabas, ora sim e ora
não.
Nível Alfabético
A criança já relaciona o som ao grafema, a letra. Mas ainda
não se preocupa com a ortografia correta.
A construção do desenho é muito importante para o
desenvolvimento da escrita, conforme o aluno vai se aprimorando em seu desenho,
maior facilidade para desenvolver a escrita convencional. Por esse motivo é de
extrema importância trabalhar o desenho com os alunos, pois através da arte, os
alunos também aprendem. Pois o desenho é o seu primeiro registro de escrita.
Olá Bianca,
ResponderExcluirSenti falta da referência do texto.
Att,
Rocheli