Para o professor, na atualidade, o tempo de sala de aula deixa de ser
aquele tempo de cumprir com as obrigações, de realizar atividades que se
destinam a preencher a carga horária?Sim ou não: por quê?
O professor mudou, em consequência disso
ocorreu mudanças no ensino escolar, as suas prioridades, suas aulas. O tempo de
sala aula não é apenas momento de cumprir as obrigações da carga horária. Agora o tempo é visto como prioridade de
crescimento, a cada aula deve-se ver aprendizagem do aluno, o que ele conseguiu
aprender diante das disciplinas obrigatórias, mas, além disso, ver o que
desenvolveu - o que aprendeu para vida-. Exemplo, o aluno pode saber fazer as
quatro operações, mas não consegue chegar ao mercado e saber o valor das
mercadorias. A escola deve ser a representação do mundo, nossa sala de aula
deve proporcionar atividades que eles percebam que o que eles aprendem serve
para o seu dia a dia. Assim que só ler,
não nos deixa claro que o aluno consegue interpretar e compreender, por esse
motivo precisaram explorar diversas atividades de leitura de textos, de
imagens, esculturas, obras de arte.
Com tudo isso, cumprir a carga horária é
obrigatório, mas fazer da aula um lugar de aprendizado é essencial, temos um
tempo, mas o mesmo deve ser aproveitado da maneira correta, pois cada aluno tem
o seu tempo de aprendizagem e sua forma de aprender. Assim como diz Sampaio, o foco na escola não
é somar conhecimento para ver o resultado no final do ano, mas aproveitar todos
os momentos e aprender com eles.
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