Atividade: Sobre a mesa será colocado muitos objetos diferente, como bola, boneca, lápis, almofada, caderno, sapo, coruja, estojo, carrinho. Após será pedido aos alunos que observem esses objetos sobre a mesa. Um aluno será convidado a ir até a mesa, e separar os objetos em grupos. Após será feito algumas perguntas:
- · Como você separou os objetos?
- · Por que você colocou a bola e o carrinho no mesmo grupo?
Agora organize os objetos que pelas características
parecidas: Pela cor, tamanho, algo que eles tenham de semelhante.
Atividade
de registro: Obs. Pode ser colocado na ordem do exercício para que eles pitem
os que são do mesmo grupo. Fazendo assim classificação e seriação.
Estamos sempre em fase de aprendizagem, pois a cada dia estamos
descobrindo coisas novas, e as crianças desde pequena estão sempre conhecendo
tudo. Trabalhar a matemática não ajuda apenas a resolver problemas matemáticos,
resolver cálculos, a fazer desenhos perfeitos, com as medidas certas, mas as
auxilia a classificar, a ordenar a seriar. A matemática ela consegue mostrar para o aluno
que ha grupos, que esses grupos podem ser montados pela cor, pelo tamanho, por
características. Desenvolver isso na criança é fundamental para o seu
desenvolvimento. As series iniciais são de extrema importância, pois são nelas
que desenvolvemos essa percepção na
criança. “Por tanto, alfabetizar matematicamente é ir além do saber escrever e
ler um algarismo, é construir na criança a percepção de quantidade e o símbolo.
Trazê-la para o mundo dos números requer muita atenção e vontade do
profissional.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário