domingo, 31 de março de 2019

Alfabetização e suas reflexões



    Alfabetização ocorre somente no 1° ano do ensino fundamental? Há quem diga que sim. Trabalhando com os alunos da pré-escola, 5 anos de idade, percebi o quanto os alunos são interessados por esse mundo letrado, onde todos por estarem em contato com placas sinalizações, regras, outdoor. Já sabem fazer a leitura de imagem, já sabem reconhecer figuras, pois estão em contato com o que o mundo oferece.
     Difícil é deixar os alunos escondidos sem contato com as palavras. As histórias estão presentes e fazem com que os alunos se interessem cada vez mais com a leitura e gosto de ouvir histórias. E como gostam, que após ouvir uma história também querem manusear o livro, também querem recontar a história novamente.
      As autoras Emília ferreiro e Ana Teberosky, nos contam a importância da educação infantil, que é nela que as crianças começam a  serem inseridas nesse mundo letrado, pois estão mais em contato com a leitura, com os livros, e isso facilita o desenvolvimento cognitivo do aluno, e aumenta a sua curiosidade pela leitura e ao mesmo tempo desperta para o conhecimento de vários tipos de leitura.        As autoras falam que é necessário apresentar o lúdico, mas não focando na alfabetização na educação infantil, mas cativar as crianças para essa interpretação, que devem ser trabalha desde os pequenos. Interpretação de imagens, de histórias, estátuas, músicas, fotos, entre outras coisas. Essas pequenas coisas fazem a diferença no desenvolvimento do aluno.
     Tornar a educação infantil abertura do processo de alfabetização, é mostrar para a criança que existe varias formas de leitura e não somente aquela que leitura apenas das palavras que contem nos livros.



Reflexão realizada a partir da publicação abaixo:
https://conhecendominhatrajetoria.blogspot.com/2015/10/a-alfabetizacao-e-suas-reflexoes.html

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