Alfabetização ocorre
somente no 1° ano do ensino fundamental? Há quem diga que sim. Trabalhando com
os alunos da pré-escola, 5 anos de idade, percebi o quanto os alunos são interessados
por esse mundo letrado, onde todos por estarem em contato com placas sinalizações,
regras, outdoor. Já sabem fazer a leitura de imagem, já sabem reconhecer
figuras, pois estão em contato com o que o mundo oferece.
Difícil é deixar os
alunos escondidos sem contato com as palavras. As histórias estão presentes e
fazem com que os alunos se interessem cada vez mais com a leitura e gosto de
ouvir histórias. E como gostam, que após ouvir uma história também querem
manusear o livro, também querem recontar a história novamente.
As autoras Emília
ferreiro e Ana Teberosky, nos contam a importância da educação infantil, que é
nela que as crianças começam a serem
inseridas nesse mundo letrado, pois estão mais em contato com a leitura, com os
livros, e isso facilita o desenvolvimento cognitivo do aluno, e aumenta a sua
curiosidade pela leitura e ao mesmo tempo desperta para o conhecimento de vários
tipos de leitura. As autoras falam que é
necessário apresentar o lúdico, mas não focando na alfabetização na educação infantil,
mas cativar as crianças para essa interpretação, que devem ser trabalha desde
os pequenos. Interpretação de imagens, de histórias, estátuas, músicas, fotos,
entre outras coisas. Essas pequenas coisas fazem a diferença no desenvolvimento
do aluno.
Tornar a educação
infantil abertura do processo de alfabetização, é mostrar para a criança que
existe varias formas de leitura e não somente aquela que leitura apenas das
palavras que contem nos livros.
Reflexão realizada a partir da publicação abaixo:
https://conhecendominhatrajetoria.blogspot.com/2015/10/a-alfabetizacao-e-suas-reflexoes.html
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