É tão lindo você ler
sobre a inclusão, como ela é bela, aquelas frases falando de como deve ser a
inclusão, do que precisamos, nas leis, escola para todos. Tudo isso é lindo,
mas na prática não é assim, é isso mesmo. Tiramos o direito de crianças ditas “especiais”,
que necessitam de um acompanhamento melhor, uma atenção, e as colocamos na
escola regular, onde a criança não terá um professor especializado, não terá
recurso de uma sala com materiais específicos. E a mesma fica ali apenas “perdendo” seu
tempo, e sendo empurrada e vista como uma coitadinha.
Não é esse tipo de
inclusão que quero, quero ver os alunos se desenvolvendo da sua maneira, no seu
ritmo, com as suas limitações, mas que eles tenham apoio e recurso para isso.
Inclusão não é forçar uma criança com deficiência conviver com pessoas ditas “normais”,
que as mesma não vão saber como lidar com elas. Pois os professores na sua
maioria, não faz esse trabalho de transição, falando que há no mundo pessoas de
todo o tipo, de cor, de deficiência, cega, surda, muda, cadeirante.
Ainda precisamos
debater muito sobre a inclusão, pois ela está se tornando uma exclusão.
Por uma inclusão que
movam as pessoas a pensarem sobre o desenvolvimento, pensando em como o
deficiente pode enfrentar esse mundo e ser bem sucedido, onde empregadores não
contratem por que tem número de cotas para pessoas com deficiência, mas
contrate por que eles são capazes.
Reflexão a partir da postagem acima.
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