Após a leitura da Nota Técnica 04/2014 do MEC/SECADI/DPEE, quais são as possibilidades identificadas a partir da mudança de um procedimento burocrático, do olhar e do fazer da escola e da interlocução clínico-escolar para o aluno de Inclusão?
A nota técnica 04/2014 informa que os alunos com deficiência
ao entrarem na escola não precisam apresentar laudo. O aluno apenas precisar de
um laudo feito pelo professor para poder usar a salas de recursos.
No entanto o laudo é muito importante para a família ter
consciência do que seu filho tem e de poder ajuda-lo. Pois em muitas escolas o uso das salas de
recursos ainda é em cima dos laudos médicos, ou às vezes nem há essa sala de
recursos, precisando ir até uma sede de apoio, em alguns municípios, a sala de recursos
fica em determinado lugar e atende a todas as crianças, mas para isso o laudo é
essencial.
O laudo garante que a criança possa participar de vários
recursos disponibilizados nos municípios, fazendo assim com que a criança
participe e interaja com outros meios,
aprendendo e não só na escola, onde as vezes pode ficar limitado, pois não há
recursos suficientes, dependendo da necessidade do aluno.
Os professores em sala de aula, ao observar seus alunos, já
identificam as dificuldades de cada, percebem quando algum aluno apresenta
alguma síndrome. E o laudo vem para confirmar o que o professor viu, servindo
para auxilia-lo a ajudar o seu aluno com dificuldade, para que ele possa
aprender de forma diferente.
A norma 04/2014 ainda diz que a sala do AEE é para fins
pedagógicos e não clinico, onde qualquer aluno com dificuldade poderia usar.
Mas ainda não é isso que vemos nas escolas, nessas salas apenas alunos com
deficiência especial pode frequentar. Precisamos é levar isso para as escolas,
para poder ver alguma mudança.
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