Fernando Becker fala sobre as
teorias de Paulo Freire e Jean Piaget em seus dois vídeos. Com o tema inovação
na educação, explica sobre a importância da experimentação, formular hipóteses.
Mostrou que o aluno deve ser criador, produtor de suas próprias ideias. Mostrou
que a educação precisa de inovar. Tirar o aluno da inércia, do tédio, fazer o
aluno trabalhar . Processo esse que precisa se inçar na capacitação de
professores, para que tenham uma formação diferenciada.
No vídeo Becker relata varias
vezes, mais laboratórios e menos auditórios nas escolas. Pois a escola privilegia
os verbos copiar e repetir. E precisa-se fazer o aluno ter a sua própria
opinião. Inventar e não copiar, criar oficinas diversificadas, trabalhando
todas as áreas do conhecimento. Pensando no passado para se projetar um futuro
melhor.
Numa pesquisa feita com
professores sobre inteligência Fernando Becker chegou a essas respostas:
“As crianças já nascem com
inteligência. Algumas privilegiadas e
outras não.”
“É inteligente e foi estimulada.
Mediante a sua cultura. Devem ter mais
experiência, vivendo com o real.”
“Construtivismo. Pedagoga da
relação. Se o aluno está exposto a situações, ele aprender. A escola precisa se
transformar mais em laboratório.”
Fernando cita varias coisas no
final do seu vídeo, o que devemos fazer primeiro, achei interessante quando ele
diz “Viver primeiro e morrer depois”. Onde precisamos aproveitar o agora,
crescer, estudar, transformar, viver, e depois morrer.
Nos
textos destaque o construtivismo, que é conhecimento concebido como um tornar-se antes de um ser.
Para Piaget o conhecimento só pode ser visto como um “torna-se” e não como um
“ser”. Que ainda está em constante
reformulação.
Antigamente a escola é
predominantemente não construtivista. Achavam que a criança não tinham
capacidade de compreende ou acompanhar certos acontecimentos na vida da
família.
O professor construtivista
precisa saber muito, para ensinar e fazer a criança se questionar. Saber fazer
as perguntas certas para auxiliar a criança a se desenvolver e chegar a uma
resposta.
No texto desenvolvimento da
aprendizagem Piaget fala dos estágios motores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário