sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Mais laboratórios e menos auditórios.

Fernando Becker fala sobre as teorias de Paulo Freire e Jean Piaget em seus dois vídeos. Com o tema inovação na educação, explica sobre a importância da experimentação, formular hipóteses. Mostrou que o aluno deve ser criador, produtor de suas próprias ideias. Mostrou que a educação precisa de inovar. Tirar o aluno da inércia, do tédio, fazer o aluno trabalhar . Processo esse que precisa se inçar na capacitação de professores, para que tenham uma formação diferenciada.
No vídeo Becker relata varias vezes, mais laboratórios e menos auditórios nas escolas. Pois a escola privilegia os verbos copiar e repetir. E precisa-se fazer o aluno ter a sua própria opinião. Inventar e não copiar, criar oficinas diversificadas, trabalhando todas as áreas do conhecimento. Pensando no passado para se projetar um futuro melhor.
Numa pesquisa feita com professores sobre inteligência Fernando Becker chegou a essas respostas:
“As crianças já nascem com inteligência.  Algumas privilegiadas e outras não.” 
“É inteligente e foi estimulada. Mediante a sua cultura.  Devem ter mais experiência, vivendo com  o real.”
“Construtivismo. Pedagoga da relação. Se o aluno está exposto a situações, ele aprender. A escola precisa se transformar mais em laboratório.”
Fernando cita varias coisas no final do seu vídeo, o que devemos fazer primeiro, achei interessante quando ele diz “Viver primeiro e morrer depois”. Onde precisamos aproveitar o agora, crescer, estudar, transformar, viver, e depois morrer.  
            Nos textos destaque o construtivismo, que é conhecimento  concebido como um tornar-se antes de um ser. Para Piaget o conhecimento só pode ser visto como um “torna-se” e não como um “ser”.  Que ainda está em constante reformulação.
Antigamente a escola é predominantemente não construtivista. Achavam que a criança não tinham capacidade de compreende ou acompanhar certos acontecimentos na vida da família.
O professor construtivista precisa saber muito, para ensinar e fazer a criança se questionar. Saber fazer as perguntas certas para auxiliar a criança a se desenvolver e chegar a uma resposta. 

No texto desenvolvimento da aprendizagem Piaget fala dos estágios motores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário