domingo, 1 de julho de 2018

A partir do texto do Rays (2000)

MOMENTOS
PRINCIPAIS IDÉIAS
DEGUSTAÇÃO
RELAÇÃO COM A PRÁTICA
  1. “Escola e realidade social”



Planejamento visando o respeito à escola em relação a sua realidade social.
 A realidade sociocultural é o ponto de partida para o planejamento do trabalho docente.
O planejamento deve ser pensado e escrito pensando no aluno e no que ele precisa de acordo com as suas necessidades.
  1. “Retrato sociocultural do educando”



Planejamento visando o retrato sociocultural do educando, que reflete social e o cultural.
As características de aprendizagem dos educandos que estão diretamente ligadas ao retrato sociocultural dos mesmos.
O planejamento visa contemplar as características do grupo, e a realidade natural e social.
  1. “Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino”


Assimilação, elaboração e recriação do saber.
As características são voltadas para as operações mentais concretas, que revelam  por parte do educando conhecimentos, habilidades, emoções.
O planejamento visa proporcionar meios de todo sistema educacional , pensando na formação critica e a criativa do homem.
  1. “Procedimentos de ensino-aprendizagem”



A participação do educando é fundamental para o planejamento das atividades, buscando alcançar o que os alunos gostariam de estudar.
As características são voltadas na assimilação do saber  e na apropriação critica da realidade social.

O planejamento visa pensar para repensar... repensar para agir ... agir para transformar.
  1. “Avaliação da aprendizagem”



A principal função da avaliação da aprendizagem é o desenvolvimento e aprendizagem do educando.
A característica da avaliação tem como objetivo medir o conhecimento do educando.
O planejamento visa julgar os progressos, as dificuldades e as inquietações que marcam processo de aprendizagem.

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