domingo, 1 de julho de 2018

Jean Piaget e Lev Vigotsky


 Jean Piaget e Lev Vigotsky, ambos têm teorias maravilhosas a respeito dos processos de construção de conhecimento e aquisição da linguagem. Vigotsky sendo um interacionista social, sua teoria tem base na interação. Ele fala que o homem precisa do outro para interagir. E a linguagem é a ferramenta que torna o animal homem em humano. Para Vogotsky precisa-se haver um mediador para se ter uma aprendizagem. Essa interação é feita através da linguagem, e quando há internalização, significa que a aprendizagem está completa, pois a criança já tem a capacidade de concretizar o que aprendeu, associar a outras coisas, como por exemplo a mesa, primeiro se aprende o nome, depois associa-se ao objeto, e por final que existe diferentes mesas, mas que tem o mesmo significado, e que elas servem para apoiar objetos, realizar refeições, estudar ou trabalhar. Além disso Vigotsky fala sobre a ZDP (Zona de desenvolvimento proximal) que é o nome do “espaço em branco”, do que soubemos no real, até a internalização do que foi aprendido. Então a construção da aprendizagem se da através da relação com o outro, através de um mediador. Segundo Vigotsky só aprendizagem quando houver interação com o outro.
Jean Piaget famoso pelo seu construtivismo descreve o desenvolvimento da criança por fases, nas quais todos passam, e com elas vão adquirindo experiências. Segundo Piaget a aprendizagem ocorre com o meio onde se está inserido, a criança vai aprendendo de acordo com as possibilidades que estão oferecendo para o seu desenvolvimento. Então nesse caso, a criança precisa de um ambiente rico, que favoreça a sua aprendizagem, com situações diversas para a sua faixa etária.
Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. São eles:
·         1º período: Sensório-motor              (0 a 2 anos)
·         2º período: Pré-operatório                (2 a 7 anos)
·         3º período: Operações concretas     (7 a 11 ou 12 anos)
·         4º período: Operações formais         (11 ou 12 anos em diante)

Ambas teorias tem como semelhança o meio em que a criança esta vivendo, as duas precisam de estímulos, mas de diferentes formas. Para vigotsky a criança precisa de um mediador para mediar o seu conhecimento, já para Piaget a criança precisa de um lugar rico em situações de aprendizagem, onde favoreçam o seu desenvolvimento, pois a criança vai de alguma forma passar por esses estágios, tanto mais cedo ou tarde. 
Concluímos que, com as duas teorias juntas tem mais força, pois é importante saber os estágios que a criança se encontra e o que ela é capaz de aprender naquele período, sendo assim poderemos mediar melhor aprendizagem da criança naquilo que ela tem capacidade de aprender e de internalizar.

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