Jean Piaget e Lev Vigotsky, ambos têm
teorias maravilhosas a respeito dos processos de construção de conhecimento e
aquisição da linguagem. Vigotsky sendo um interacionista social, sua teoria tem
base na interação. Ele fala que o homem precisa do outro para interagir. E a
linguagem é a ferramenta que torna o animal homem em humano. Para Vogotsky
precisa-se haver um mediador para se ter uma aprendizagem. Essa interação é
feita através da linguagem, e quando há internalização, significa que a
aprendizagem está completa, pois a criança já tem a capacidade de concretizar o
que aprendeu, associar a outras coisas, como por exemplo a mesa, primeiro se
aprende o nome, depois associa-se ao objeto, e por final que existe diferentes
mesas, mas que tem o mesmo significado, e que elas servem para apoiar objetos,
realizar refeições, estudar ou trabalhar. Além disso Vigotsky fala sobre a ZDP
(Zona de desenvolvimento proximal) que é o nome do “espaço em branco”, do que
soubemos no real, até a internalização do que foi aprendido. Então a construção
da aprendizagem se da através da relação com o outro, através de um mediador.
Segundo Vigotsky só aprendizagem quando houver interação com o outro.
Jean Piaget famoso pelo seu construtivismo
descreve o desenvolvimento da criança por fases, nas quais todos passam, e com
elas vão adquirindo experiências. Segundo Piaget a aprendizagem ocorre com o
meio onde se está inserido, a criança vai aprendendo de acordo com as
possibilidades que estão oferecendo para o seu desenvolvimento. Então nesse
caso, a criança precisa de um ambiente rico, que favoreça a sua aprendizagem,
com situações diversas para a sua faixa etária.
Piaget considera 4 períodos no processo
evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o
indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias
ao longo do seu processo de desenvolvimento. São eles:
· 1º período:
Sensório-motor
(0 a 2 anos)
· 2º período:
Pré-operatório
(2 a 7 anos)
· 3º período:
Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
· 4º período:
Operações formais (11 ou 12
anos em diante)
Ambas teorias tem como semelhança o meio em que a
criança esta vivendo, as duas precisam de estímulos, mas de diferentes formas.
Para vigotsky a criança precisa de um mediador para mediar o seu conhecimento,
já para Piaget a criança precisa de um lugar rico em situações de aprendizagem,
onde favoreçam o seu desenvolvimento, pois a criança vai de alguma forma passar
por esses estágios, tanto mais cedo ou tarde.
Concluímos que, com as duas teorias juntas tem
mais força, pois é importante saber os estágios que a criança se encontra e o
que ela é capaz de aprender naquele período, sendo assim poderemos mediar
melhor aprendizagem da criança naquilo que ela tem capacidade de aprender e de
internalizar.
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