domingo, 1 de julho de 2018

Quadro de análise


Piaget
Vygotsky
Wallon
Pesquisa
Construção do conhecimento
Interação social
Afetividade
Principais conceitos
Assimilação/ acomodação.
Esquema/ equilibração.
Estágios de desenvolvimento
Mediação simbólica: instrumentos e dignos.
Zona de desenvolvimento proximal
Movimento;
Emoções;
Inteligência;
Eu: imitação/ negação
Relação do individua com o mundo
Adaptação (conhecimentos prévios)
Parte para o todo: Processo de socialização (relação com o mundo)
Do todo para a parte: processo de individuação (“constituir-se” individuo)
Papel do professor
Desequilibrar os esquemas dos alunos a partir de seus conhecimentos prévios.
Intervir na z.d.p, ou seja, na distancia entre o que o aluno já domina e o que faz com ajuda.
Considera a história do aluno, demandas atuais e perspectivas (futuro)
Aluno
Participante do processo de construção do conhecimento, autor, ativo e questionador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário