A inovação pedagógica pressupõe não apenas a inclusão de
novidade, mas também de incluir as tecnologias. Além disso, requer uma ruptura
paradigmática, onde permite mudanças a forma de entender o conhecimento,
rompendo com a forma tradicional de ensinar e aprender, como repetição,
memorização ou ainda padronização. E
mesmo assim essas formas ainda fundamentaram um principio positivista da
ciência moderna, onde constituiu o empirismo, determinismo, e os modelos
matemáticos como únicos modos de produzir conhecimento.
As mudanças na forma de entender o conhecimento pressupõe um
reconhecer a validade do indeterminismo, do aleatório, da probabilidade, do
acontecimento como princípios epistemológicos próprios da complexidade dos
fenômenos naturais socioculturais que caracteriza um ambiente ou meio social,
essa ação humana se dá sobre esse ambiente onde transforma e produz inovação,
que são determinadas pelas circunstancia em que as pessoas estão inseridas, que
se podem ser a família, aonde vivem, escola, igrejas, universidades,
industrias, lugar onde trabalham. E essa inova depende do lugar e do tempo (
cronológico e histórico).
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